segunda-feira, 23 de outubro de 2017

FACHADA DA IGREJA DO CARMO

foto feita pelos alunos

Localização: Praça Frei Custódio Alves Serrão
Data de construção: Século VXII
Finalidade atual: Culto religioso

IGREJA E CONVENTO DO CARMO: o convento e a igreja foram fundados em 1646 e 1665, respectivamente, pelos irmãos da ordem dos Carmelitas Calçados. Em 1865, o conjunto foi restaurado por ordem provincial. A capela foi continuamente cuidada ao longo do tempo, fazendo parte das tradicionais manifestações da Festa do Divino Espírito Santo. O altar-mor é de madeira, todo revestido a ouro em folha e com pintura da época. Representa a arte barroca brasileira, mas um barroco evoluído por não usar o vocabulário rococó. O resultado é a limpeza de composição em substituição a sobrecarga ornamental das anteriores.
Também encontramos duas preciosas portas, uma que dá acesso ao adrio, e outra que servia só ao convento com escudos talhados. Os púlpitos que decoram o seu interior, são de estilo Joanino e a pia da sacristia, em pedra de lioz, do século XVII, com tratamento erudito dos ornamentos, foi importada de Portugal. 
O convento ficou abandonado a partir de 1890, quando a Ordem Carmelitana foi despojada de todos os seus bens no Maranhão, com a morte de seu derradeiro monge. Nos tempos coloniais, foi transformado em quartel e fortaleza pela Força portuguesa. Hoje o convento se encontra em ruínas, restando apenas muros e escombros.

Texto extraído do portal do Iphan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IFMA/Alcântara abre exposição com 18 trabalhos de recriação de grandes artistas das vanguardas europeias do século XX

Alunos das turmas de Meio Ambiente VI e Eletrônica VI do IFMA/Alcântara, recriam com tinta de tecido, 18 obras de grandes mestres europeus d...