quarta-feira, 16 de maio de 2018

OFICINA DE DANÇA POPULAR


XAXADO


É conhecido pelo nome de xaxado um ritmo e dança típicos do nordeste do Brasil, com raiz nos costumes do sertanejo local, originário das regiões do Pajeú e Moxotó no interior de Pernambuco e evidentes características extraídas das culturas indígenas. Seu nome é atribuído ao som onomatopaico que os dançarinos fazem com as alpercatas arrastadas no chão durante a dança, soando "xa-xa-xa".


Há também a versão de que o nome xaxado seja derivado da palavra "xaxar", uma corruptela de sachar (cavar a terra com o sacho, capinar). Os agricultores xaxam o feijão juntando a terra com uma enxada pequena no pé do caule do broto com poucos dias de nascido.

Verificando os movimentos dos pés de quem está manuseando uma enxada, limpando mato na roça ou xaxando, é semelhante aos de quem está dançando o xaxado básico.

A "paternidade" do xaxado também é matéria de bastante controvérsia, pois alguns autores afirmam que se trata de uma adaptação de danças portuguesas; outros afirmam ser uma recriação de danças indígenas, e há ainda várias fontes que acreditam terem sidos os cangaceiros, em especial o bando de Lampião os criadores do xaxado.                                                          Texto: Emerson Santiago

ANO: 2016


Alunos que participaram

Gerson Ivo Lobato Ribeiro Carneiro
Rhuwilliam Fernandes Pinheiro Castro
José Aurélio Melo Araújo
Luana de Jesus Rodrigues Fontenelle
Juliene Alves Soares
Mateus Dias de Jesus
Cindy Taylor Souza Lopes
Gerson William Costa Pinheiro
Samara Clélia Aires Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IFMA/Alcântara abre exposição com 18 trabalhos de recriação de grandes artistas das vanguardas europeias do século XX

Alunos das turmas de Meio Ambiente VI e Eletrônica VI do IFMA/Alcântara, recriam com tinta de tecido, 18 obras de grandes mestres europeus d...